sábado, 9 de maio de 2009

Avaliação diagnóstica no ensino de gêneros textuais

Autoras: Heloisa Amaral e Roselene dos Anjos

Ensinar gêneros textuais é atividade que tem despertado o interesse de numerosas escolas e professores, o que pode significar o estabelecimento de condições significativas de melhoria do ensino e aprendizagem de língua. Para que isso ocorra, porém, é preciso refletir sobre as razões para adotar o ensino de gêneros como instrumento de comunicação e a sequência didática como metodologia de ensino.

Escolhido o gênero que se quer ensinar, é preciso acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem desde as primeiras leituras e a primeira escrita. Para tornar a sequência didática eficiente, o professor pode elaborar fichas de acompanhamento. Organizadas de acordo com o gênero trabalhado, as fichas tornam-se mapas do itinerário que o professor deve levar sua turma a percorrer...



Fonte: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_frontpage&Itemid=38

Um comentário:

  1. Oi Jorge

    O alcance e a importância de um blog tu só vais ver com o tempo e o olhar atento sobre os restornos na rede que ele vai formando.

    Acessos podem mosatrar apenas o que os robots de busca andam vasculhando. O que é essencial é a rede de diálogos que o teu blog vai integrar.

    Seja bem vindo!

    abraços

    Suzana Gutierrez

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...